Homem é condenado por tentativa de homicídio durante proposta de swing em hotel de luxo de SC
08/08/2025
(Foto: Reprodução) Homem é condenado por tentativa de homicídio em briga durante swing em hotel de luxo em Florianópolis
Reprodução/TJSC
Um homem de 43 anos foi condenado a três anos de prisão, em regime semiaberto, por tentativa de homicídio em um hotel de luxo na Beira-Mar de Florianópolis. O crime aconteceu em 2021, após discussão entre o autor e a vítima durante encontro que teria envolvido a proposta de troca de casais, chamada também de "swing".
O júri popular de Ismael Olimpio de Paula aconteceu na terça-feira (5). Durante o processo, a companheira do réu e um segurança chegaram a citar que a briga teria sido motivada por ciúmes (leia abaixo). A arma do crime era da própria vítima, que já conhecia o homem previamente.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Procurado, o advogado Marcos Paulo Poeta dos Santos, que faz a defesa de Ismael, afirmou que já recorreu da decisão por entender que o fato deve ser enquadrado como lesão corporal. Ele argumenta que a Justiça reconheceu a atenuante de confissão feita ainda no início do processo, o que resultou na aplicação da pena praticamente no mínimo legal.
Ismael ficou preso por três meses após o crime e cumpriu quase 4 meses de monitoramento eletrônico em Goiás, onde mora atualmente (íntegra da nota no fim do texto).
Homem é condenado por tentativa de homicídio em briga durante swing em hotel de luxo em Florianópolis
Reprodução/TJSC
Ciúmes e proposta negada
Segundo o processo, Ismael estava no quarto do hotel acompanhado de esposa, do homem baleado e da namorada dele. Nesse momento, os dois homens começaram a discutir e, alterado pelo consumo de bebidas alcoólicas e drogas, o réu efetuou dois disparos, atingindo a vítima no ombro e no braço.
Conforme a sentença, o segurança ouvido no processo afirmou que Ismael mencionou que a vítima "possuía interesse em sua esposa, tendo visualizado mensagens no telefone dela", motivo pelo qual iria matá-lo.
Em outro trecho, a mulher do réu afirmou entender que o crime ocorreu "porque ambos ficaram com ciúmes" e que a vítima insistiu para a troca de casais, mas que Ismael não queria mais porque a mulher já havia negado a proposta.
Após o crime, segundo o Ministério Público, o agressor foi contido pela esposa e o segurança do hotel. A vítima chegou a desmaiar ainda no local, recebeu atendimento médico e sobreviveu. O homem baleado foi denunciado pelo porte de arma.
O que disse a defesa do homem
"Com relação à condenação de Ismael, fixada em 3 anos de reclusão em regime semiaberto, a defesa já comunicou ao juízo, logo após a sessão plenária, a intenção de recorrer. Apesar da condenação, foi reconhecida a atenuante da confissão espontânea — prestada desde o início do processo —, o que resultou na aplicação da pena praticamente no mínimo legal para o caso.
Sustentamos que há plausibilidade jurídica para a desclassificação do crime de tentativa de homicídio para o delito de lesão corporal, tese que será analisada pelo Tribunal.
Ismael não foi preso e existe ordem para execução imediata da pena. Contudo, a defesa já requereu a aplicação da detração penal, considerando que ele permaneceu preso por aproximadamente 3 meses em Florianópolis e cumpriu quase 4 meses de monitoramento eletrônico em Goiás, em razão deste processo. Com a detração, entendemos que será possível a progressão imediata ao regime aberto, evitando novo encarceramento".
Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias